terça-feira, 6 de setembro de 2011

ATIVIDADE 1.4
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NOME DOS CURSISTAS: ADAIR, CHAIANE, LEY-LY-NAY E MARY

BANCO DE PROJETOS

Escola Municipal Cristalino

SÉRIES

1° Ano Matutino, 1 ° Ano Vespertino, Pré II – Vespertino e 4° Ano Vespertino.

NÚMERO DE ALUNOS

1º Ano Matutino – 20 alunos

1º Ano Vespertino – 18 alunos

Pré II – Vespertino – 22 alunos

4º Ano Vespertino – 22 alunos

NÚMERO DE PROFESSORES

4 professores

ÁREA DO CONHECIMENTO

Interdisciplinar

TÍTULO DO PROJETO

Promoção da Igualdade Racial

CARACTERÍSTICAS DO PROJETO

O presente projeto acontece de forma interdisciplinar, pois os conteúdos do
mesmo estão sendo apresentados de maneira articulada com todas as disciplinas. Aqui
há cooperação e diálogo entre os conhecimentos disciplinares.

Descrição geral do Projeto

O presente projeto faz parte da formação continuada oferecida pela Secretaria
Municipal de Educação de Água Boa – MT.

Sabemos que de acordo com a Lei Federal n° 10.639, de 2003, acrescentou
três artigos à lei 9394/96, que tornou obrigatória a inclusão do ensino da História
da África e da Cultura Afro-Brasileira nos currículos dos estabelecimentos de ensino
públicos e particulares da educação básica. Partindo daí percebe-se que é papel da

escola oferecer uma educação que reconheça o negro em sua singularidade para
que, assim, possamos realmente pensar em uma sociedade mais igualitária. Isso
nos faz posicionar politicamente dentro desse debate e construir práticas efetivas e
democráticas que transformem a trajetória dos alunos negros em uma oportunidade
ímpar de vivência, aprendizado, reconhecimento e respeito às diferenças.

Infelizmente não podemos negar que, em nosso país, a condição racial, ainda
constitui um fator de privilégio para brancos e de exclusão e desvantagens para não-
brancos. Essa inquestionável situação de inferioridade de que se encontra o negro na
estrutura socioeconômica brasileira é algo que nos faz acreditar nesse projeto. Enfim o
que esperamos com esse trabalho é desencadear um efeito multiplicador da melhoria
nas condições socioeconômicas e educacionais tanto dos alunos, familiares e
comunidade que ainda hoje amargam os efeitos nefastos da escravidão e da
discriminação racial.

TECNOLOGIAS UTILIZADAS

- Máquina digital

- Data show

- Computadores

- Laptops

- Internet

- Scaner

- Impressora

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Curso de Aperfeiçoamento - Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira.

Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação – NEPRE.

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