terça-feira, 22 de junho de 2010

A tecnologia aplicada a alunos com dificuldade de aprendizagem



JUSTIFICATIVA

A informática e os recursos tecnológicos exercem um fascínio sobre as pessoas e, de modo especial, atraem as crianças que se sentem encantadas ao interagir com a enorme gama de possibilidades desse universo educativo, cujas ferramentas propiciam e favorecem a aprendizagem de forma prazerosa e significativa.

OBJETIVOS

Através do uso dessas ferramentas de apoio, buscar-se-á fortalecer conceitos, ampliar conhecimentos e construir saberes necessários à vida cidadã, envolvendo alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, de forma interativa, lúdica e construtiva. Esses alunos têm, desse modo, uma atividade atrativa que os leva a assimilar o que antes não conseguiam, a aprender de um modo natural, quase sem perceber que estão direcionados ao aprendizado, interligando a oralidade, a escrita e a leitura.

METODOLOGIA

Estas aulas foram realizadas no laboratório de informática da escola, haja vista a necessidade do uso dos computadores e também pelo fato dos alunos trocarem de ambiente, o que pode favorecer a assimilação do conhecimento.

Nesse dia foram trabalhadas atividades com o uso da internet e também do software "Alfabetização" (opcional). As atividades foram elaboradas de acordo com os níveis de aprendizagem de cada criança; foram formadas duplas para a realização do trabalho.
- Às crianças que apresentaram dificuldade de atenção foram oferecidos os seguintes jogos: da memória, ache as cartas iguais, jogo das diferenças e seqüência lógica.
- As crianças do nível pré-silábico trabalharam a atividade do alfabeto no trenzinho do smartkids.
- Crianças do nível silábico fizeram atividades com sílabas do software “Alfabetização” ou da internet.
- Crianças do nível silábico-alfabético trabalharam com atividades de ditado e palavras cruzadas alternadas do software "Alfabetização" e da internet.

DURAÇÃO : Dois encontros semanais de 2 horas cada.

AVALIAÇÃO

O professor deverá observar se os alunos sentem-se desafiados e estimulados para que consigam expressar suas idéias e dúvidas com naturalidade. O computador favorece a utilização das ferramentas para a interatividade e a troca de conhecimentos através do trabalho em duplas, o que permite que um colega aprenda com o outro. Deverá, também, identificar primeiramente as dificuldades dos alunos, depois selecionar as atividades para atender suas necessidades. É preciso muita atenção na escolha dos recursos (softwares e sites) a serem utilizados para que atendam às reais carências de cada aluno, pois nem todos têm a mesma necessidade e a informática não deve ser utilizada como passatempo e sim contribuir efetivamente no processo ensino-aprendizagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário