terça-feira, 28 de setembro de 2010

Currículo


Currículo nada mais é do que o conhecimento organizado, sistematizado, aceito socialmente e selecionado em estruturas previamente concebidas. O currículo não pode ser apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos.
Para que haja de fato uma integração entre tecnologia e currículo deve-se criar um novo modelo educacional que seja flexivel e aberto ao desenvolvimento de propostas curriculares, metodologias de trabalho e estratégias de atuação docente que leve em conta as contribuições das tecnologias para o alcance dos objetivos. E os projetos devem ter a interdisciplinaridade como fator indispensavel durante todo o processo.
ANÁLISE DO PROJETO


O projeto “ A tecnologia aplicada a alunos com dificuldades de aprendizagem”, foi realizado com os alunos que frequêntam a sala de reforço. Onde para desenvolvê-lo os alunos tiveram que se dirigir ao laboratório de informática. Chegando ao laboratório puderam acessar vários sites educativos previamente selecionados. As atividades realizadas ali foram das mais diversas possiveis, desde jogos da memória,jogos das diferenças, palavras cruzadas, sequência lógica, lendas e outras. Esse projeto surgiu da necessidade de se criar novas estratégias para superar essas dificuldades de tais alunos.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

"Plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objectivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover". 
    Mas o curriculo não é apenas planificação, mas também a prática em que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto, e  nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas. 
 
A Natureza Política do Currículo      
   No final dos anos quarenta, Tyler (1949), definiu as quatro questões básicas que qualquer currículo deveria responder:
    a) Que finalidades educacionais deve procurar a escola atingir?
    b) Como podem seleccionar-se as experiências de aprendizagem que podem ser úteis para alcançar estes objectivos?
    c) Como podem organizar-se as experiências  de aprendizagem para uma instrução eficaz?
    d) Como se pode avaliar a eficácia das experiências de aprendizagem?
    Estas questões partem do pressuposto que a primeira definição de um currículo é de natureza filosófica e política e não técnica. A primeira tarefa não é seleccionar ou organizar experiências de aprendizagem, mas definir a finalidade da educação. Antes da definição de um currículo as sociedades devem interrogar-se sobres  as intenções e funções sociais das escolas e quais os saberes relevantes em cada cultura que se deseja que os seus cidadãos possuam. A principal função de um currículo é assim, a de materializar estas intenções, tornando-as explicitas, isto é, susceptíveis de serem debatidas e conhecidas pelo conjunto da sociedade, e para poderem servir de orientação aos diversos agentes que intervêm na planificação e concretização do processo de ensino e aprendizagem.   
Plano de aula

Tema: A tecnologia aplicada a alunos com dificuldade de aprendizagem.


Através do uso dessas ferramentas foram desenvolvidas uma série de atividades, como jogo da memória, ache as cartas iguais, jogo das diferenças, sequência lógica, auto ditado, palavras cruzadas e outras. Todas com o objetivo de fazer com que o aluno venha superar essas dificuldades de aprendizagem que na maioria das vezes estão relacionadas ao deficit de atenção ou a hiperatividade.

A importância do uso das tecnologias integrado ao curriculo.



Com certeza nesse novo contexto onde estamos inseridos faz-se necessário uma reforma da educação onde a mesma venha valorizar o papel da tecnologia na aprendizagem. Hoje tornou-se indispensavel a integração das tecnologias computacionais ao currículo, pois o uso do computador ( internet ) deve ser utlizado como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além de preparar os alunos para uma sociedade informatizada. Claro que o uso dessas tecnologias integradas ao currículo precisa ser contextualizada, vínculadas as demais disciplinas.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Experiências vivenciadas por projetos


O tema do projeto em questão é “ Eu, você e o Universo”, onde o mesmo envolveu os seguintes conteúdos curriculares. Teoria do Surgimento do Universo, Surgimento do Homem, Teorias da evolução, Sistema Solar, Orientação e Localização da Terra no Espaço, Relações entre Passado e Presente, Linha do Tempo, Transformações Naturais e Modificações feitas pelo Homem no Planeta Terra e etc. As tecnologias e mídias utilizadas foram variadas, como computadores, internet, planetário, vídeos e etc.

A duração do projeto foi de um ano letivo, onde pudemos observar as mudanças de atitude dos alunos com relação ao meio ambiente, compreendendo que suas atitudes podem interferir no mesmo de maneira positiva ou negativa. Lembrando que o presente projeto contemplou a integração dos conteúdos de diversas áreas, permitindo a interdisciplinaridade.

Atividades 4.2

Possibilidades de contribuições das tecnologias.
Temos que fazer a soma entre a tecnologia e conteúdos, pois daí nascem as oportunidades de ensino.Lembrando que a tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje. Outro fator relevante é que só vale levar a tecnologia para a sala de aula se ela estiver a serviço dos conteúdos. Portanto o uso das tecnologias em sala de aula como, computadores, internet ( blogs, fóruns, chats , emails e sites especializados...) , câmera digital, data show e etc, bem elaborados dentro de um planejamento são excelentes ferramentas.
Atividades 4.2

Possibilidades de contribuições das tecnologias.
Temos que fazer a soma entre a tecnologia e conteúdos, pois daí nascem as oportunidades de ensino.Lembrando que a tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje. Outro fator relevante é que só vale levar a tecnologia para a sala de aula se ela estiver a serviço dos conteúdos. Portanto o uso das tecnologias em sala de aula como, computadores, internet ( blogs, fóruns, chats , emails e sites especializados...) , câmera digital, data show e etc, bem elaborados dentro de um planejamento são excelentes ferramentas.
Atividades 4.1


Com o avanço da tecnologia que nos encontramos hoje no século XXI, não tem mais como a escola fugir dessa realidade. E o que cabe agora é fazer com que os docentes venham usar essas ferramentas ao seu favor no exercício de sua profissão. As mudanças são as mais diversas possíveis, pois, ainda a uma enorme resistência por parte dos docentes em relação a essas tecnologias. Mas há uma série de aspectos positivos nesse processo pois a partir do momento que o professor descobre as diversas possibilidades que ele tem com essas ferramentas, ele consegue tornar a aula mais dinâmica, atrativa e interativa favorecendo assim a aprendizagem de forma prazerosa e significatica.